Até logo, Chapada Diamantina

Texto: Melhor longa-metragem V FASAI Cine Video. Troféu Cidade de Iraquara - Melhor longa-metragem


É com enorme alegria que anunciamos o recebimento, no último domingo, do Troféu Cidade de Iraquara, de Melhor Longa-metragem para “Mãos à Terra” na 5ª edição do Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara (FASAI) que encerrou sua jornada com emoção na região da Chapada Diamantina, na Bahia.


Foram dias intensos de muito cinema, natureza e encontros potentes, onde contamos com a presença de Sérgio Guidoux e Dani Eizirik representando a equipe. No recebimento do prêmio, Sérgio agradeceu à cidade e ao festival, e Dani destacou: “Esse filme foi feito com muita garra, muita paixão, muita insistência, teimosia. E a gente quer fazer a distribuição dele também desse jeito, para que ele possa circular mais e mais também fora dos grandes centros e no meio rural. Esse abraço do V FASAI é uma contribuição enorme para que esse filme chegue onde ele pode chegar, na sua caminhada que está começando”.

Leia mais sobre o FASAI na matéria do Jornal da Chapada.


Na terça-feira seguinte foi a vez da comunidade rural de Queimada I, interior de Iraquara, nos receber, com visita à tradicional casa de farinha e, após, a exibição do filme para a comunidade seguida por uma conversa na sede da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Queimada e Adjacências (ADEQUA). Agradeçemos demais à Isabela Pereira e à ADEQUA pela organização da atividade e a toda comunidade pela recepção calorosa.

Mulheres na produção dentro da casa de farinha.
Sala escura. Pessoas assistem sentadas à projeção de um filme.
Na tela vemos um senhor de óculos e chapéu de palha falando.
Vemos 8 pessoas sentadas que fazem parte de uma roda de conversa


Seguimos nosso caminho na dispersão dessa semente de resistência. No final desta semana seguimos para São Paulo, onde ocorrem 3 projeções.

Compartilhe sua opinião