Mãos à Terra no Arquivo Nacional – RJ

É nessa semana a exibição de Mãos à Terra na 10ª edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, no Rio de Janeiro.

Com o tema “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo: transformações ambientais, impactos e sobrevivências”, o festival propõe um diálogo sobre o papel das imagens na construção de nossas memórias e nas narrativas de resistência e resiliência frente às mudanças que marcam o planeta.

O texto no site do festival resume o espírito desta edição:

“Convocamos as pessoas a refletirem, dialogarem e produzirem, a partir dos acervos de arquivos, sobre as transformações ambientais, os impactos sobre o meio ambiente, as consequências de danos ambientais, as catástrofes e as mudanças climáticas e também sobre as narrativas de resistência e resiliência, as histórias de lutas, superação, adaptação e continuidade; as relações com ancestrais, da humanidade com a natureza, a transmissão e a renovação de ensinamentos e culturas de respeito e proteção ambiental e as conexões com a Terra e outros seres vivos.”

O Mãos à Terra se insere como um testemunho das memórias coletivas da agricultura ecológica no sul do Brasil. A sessão acontece na quarta-feira, 23 de outubro, às 18h30, no Cine Auditório do Arquivo Nacional. Será um momento especial para compartilhar com o público do Rio essa história construída a muitas mãos — mãos que cultivam, registram, preservam e transformam a terra e a memória.

🗓 Sessão: 23/10 (quinta-feira)
🕡 Horário: 18h30
📍 Local: Cine Auditório – Arquivo Nacional, Rio de Janeiro

Compartilhe sua opinião